sexta-feira, 1 de novembro de 2013

IMPORTÂNCIA DE FRUTAS EM DIETAS ALIMENTARES

 As frutas são muito importantes para uma boa dieta 

alimentar


 As frutas são muito importantes para uma boa dieta alimentar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Pirâmide Alimentar, devem consumir-se diariamente entre três a cinco porções de fruta, dependendo das necessidades de cada pessoa.

“O importante é variar e não consumir exclusivamente um único tipo de fruta, apenas e só porque é mais ou menos calórico.” Dra. Alexandra Bento (Presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas – APN)

“A fruta é um excelente aliado do Verão, uma vez que, para além de todos os seus benefícios sobejamente conhecidos, é extremamente hidratante e pouco calórica, pois tem uma grande percentagem de água na sua composição e apesar de conter alguns açúcares, tais como frutose, glicose ou sacarose, estes estão sempre presentes em pequenas percentagens, assim como a gordura, o que faz com que na sua generalidade a fruta tenha valores muito reduzidos de calorias”, refere a Dra. Alexandra Bento.Contudo, devemos ter em mente que a fruta não é toda igual e que existem variedades mais calóricas do que outras. Entre as mais calóricas, destacam-se a banana e a pêra abacate – 100 grs de banana têm aproximadamente 95 Kcal, enquanto que a mesma quantidade de pêra abacate corresponde a 108 Kcal.

Entre as chamadas frutas de Verão (frutas estivais), encontram-se as menos calóricas, tais como o ananás, a goiaba, a pêra, a maçã, o melão, a melancia, a amora e o morango, entre outras.

“Todos os frutos vermelhos são por norma pouco calóricos, para além de bastante completos ao nível nutricional”, adianta a presidente da APN, aconselhando, por exemplo, o consumo de melancia nesta época do ano, “um fruto fresco, pouco calórico e muito saboroso”.

No ranking dos frutos menos calóricos, podemos apontar os seguintes:

  1. Melancia = 24 kcal/100 grs
  2. Morangos = 29 kcal
  3. Pêra = 41 kcal
  4. Ananás = 44 kcal
  5. Manga = 52 kcal
  6. Goiaba = 54 kcal
  7. Maçã = 54 kcal
  8. Amora = 60 kcal
Apesar disso, a nossa alimentação diária não se pode resumir apenas ao consumo de fruta, de saladas de fruta ou sumos de fruta. Para a Dra. Alexandra Bento, as chamadas “dietas de fruta” são, aliás, “completamente descabidas. Proveniente de uma agricultura biológica ou convencional, o importante é consumir fruta diariamente e ir variando”, conclui a nutricionista

Dica para pessoas que tem diabetes ?

Saber quais são as frutas mais recomendadas para diabetes é importante para evitar os picos de glicemia, que podem ocorrer ao ingerir frutas ricas em carboidratos, por exemplo.

 

frutas permitidas na diabetes

Praticamente todas as frutas são permitidas na diabetes, mas o ideal é comer frutas pobres em carboidratos e sempre com bagaço e casca.
O ideal é comer 2 frutas por dia, de preferência após as refeições, mas também pode-se comer uma fruta no lanche, desde que seja acompanhada de um biscoito para evitar o pico de glicemia. Veja na tabela a quantidade de carboidratos presentes em cada 100 g de fruta:
Fruta Quantidade de carboidrato
Abacate 6 g
Abacaxi12,3 g
Banana da terra33, 7 g
Figo 10,2 g
Goiaba vermelha13 g
Laranja9,6 g
Maçã16,6 g
Manga16,7 g
Mamão11,6 g
Melancia8 g
Pera16 g
Tangerina9,6 g
Pêssego enlatado16,9 g
Uva13,6 g
Recomenda-se dar preferência ao consumo da fruta natural, evitando o suco de fruta. Isso porque o suco contém mais açúcar da fruta e menos fibras e, por isso, confere menos saciedade e ainda pode aumentar a glicemia.

Frutas que devem ser evitadas na diabetes

Algumas frutas devem ser evitadas ou consumidas com moderação pelos diabéticos, como, por exemplo:
  • Ameixa em calda enlatada 46,9
  • Açaí polpa 21,5g
  • Banana 33,7g
  • Jaca 22,5g
  • Pinha 22,4g
  • Figo enlatado em calda 50,3
  • Goiaba doce em pasta 74,1
  • Tamarindo 72,5

Os diabéticos podem comer frutos secos?

Os diabéticos podem comer frutos secos, desde que o faça com moderação, pois alguns deles possuem um alto teor de carboidratos, como é o caso do:

  • Castanha-do-Brasil crua (15,1g)

    • Pinhão cozido (43,9g),
    • Castanha de caju torrada com sal (29,1g) 
    • Amêndoa torrada e salgada (29,5g).
    • Noz crua (18,4g)
    • Coco Bahia cru (11,0g)
    • Coco Bahia verde cru (9,8g)
    O principal problema no consumo de frutos secos pelos diabéticos não está tão relacionado à quantidade de açúcar, mas sim à grande quantidade de gorduras contidas nesses frutos, o que pode trazer outros problemas, como sobrecarga do fígado, aumento nos valores do colesterol, triglicerídios e obesidade, o que não é desejado em pacientes diabéticos
    .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário